7 de fev. de 2012

Acabando com os mitos sobre a nossa forma de encarar a privacidade

O blog do Google Brasil




Posted: 03 Feb 2012 12:31 PM PST
*Atualização: O mito da FairSearch, indicado como número 1, foi removido porque estava impreciso

Vários mitos têm se espalhado por aí sobre como o Google encara a privacidade. Nós só queremos mostrar os fatos.
  • Mito: Em 2011, o Google faturou US$ 36 bilhões com a venda de informações sobre usuários como você. [Fairsearch - PDF]
  • Fato: O Google não vende, não cede e nem arrenda informações capazes de identificar os usuários. Os anunciantes podem fazer publicidade no Google com base em palavras-chave, ou então usar nossos serviços para exibir anúncios baseados em dados anônimos, como a sua localização ou os sites que você visitou.
  • Mito: Com as mudanças na Política de Privacidade do Google, os usuários terão mais dificuldade para controlar suas informações pessoais.
  • Fato: Nossos controles de privacidade não mudaram. Ponto final. Nossos usuários podem: editar e apagar o histórico de pesquisa; editar e apagar o histórico de visualizações no YouTube; usar vários dos nossos serviços sem fazer o login; usar o Google Dashboard e nosso Gerenciador de Preferências de Anúncios para ver quais dados nós registramos, e para gerenciar a maneira como vamos usar esses dados; e aproveitar nossos esforços de liberação de dados caso queiram remover informações dos nossos servidores.
  • Mito: O Google está em um processo de mudança de sua Política de Privacidade para tornar mais valiosos os dados registrados para os anunciantes. 
  • Fato: A grande maioria das personalizações de produto que o Google faz não tem nada a ver com os anúncios - elas visam apenas melhorar nossos serviços para os usuários. Hoje, um usuário que fez o login pode adicionar um compromisso imediatamente no Google Agenda dele quando uma mensagem no Gmail parece ser sobre uma reunião, ou então ler no Google Docs a partir da conta de e-mail.
  • Mito: O Google lê os seus e-mails.
  • Fato: Ninguém lê os seus e-mails, apenas você. Assim como acontece na maioria dos grandes provedores de e-mail, nossos computadores fazem uma varredura automática nas mensagens para eliminar spam e malware, além de exibir anúncios que são relevantes para você.
  • Mito: Os Google Apps não são seguros e não possuem certificação do governo. 
  • Fato: Os Google Apps são certificados para uso governamentalporque eles são seguros.
  • Mito: As mudanças na Política de Privacidade do Google colocam em risco as informações governamentais no Google Apps. [SafeGov.org]
  • Fato: A nossa nova Política de Privacidade não altera nossos acordos contratuais, que sempre se sobrepõem à Política de Privacidade do Google para os clientes corporativos.
  • Mito: A abordagem da Microsoft com relação à privacidade é melhor do que a do Google. 
  • Fato: Nós não emitimos opiniões sobre as políticas ou controles de outras pessoas. Porém, com nosso Painel de Controle de Privacidade, Gerenciador de Preferências de Anúncios e esforços de liberação de dados líderes no setor, você pode entender e controlar as informações que registramos e o modo como vamos usá-las. E nós simplificamos nossa política de privacidade para facilitar o entendimento delas. A Microsoft não possui esforços de liberação de dados e nem oferece uma central no formato de painel de controle para os usuários. A política de privacidade deles diz que "informações registradas por um serviço da Microsoft podem ser combinadas com informações obtidas por outros serviços da Microsoft".
Nós sempre acreditamos que os fatos devem servir de base para o nosso mercado, e que é melhor manter o foco em nossos usuários do que em ataques negativos de outras empresas. Vamos seguir em frente!

Publicado por Betsy Masiello, Gerente de Políticas