17 de dez. de 2011

Carro sem condutor patenteado pelo Google



Os carros que dispensam um motorista na direção, criados pela Google, podem começar a rodar nas ruas de Nevada, Estados Unidos, em breve. De acordo com uma reportagem publicada nesta terça-feira (10/5) no The New York Times, o Google estaria lançando mão de lobbies para liberar a circulação dos veículos sem motorista por vias públicas no estado.

De acordo com o jornal, a Google contratou o lobbista de Las Vegas David Goldwater para promover duas leis no estado: a primeira seria uma emenda à atual lei sobre veículos elétricos que permitiria a licença e teste de carros auto-dirigíveis; e a segunda abriria uma exceção para a permissão do envio de mensagens de texto na direção.

Goldwater enviou os pedidos da Google para a Assembleia do Estado da Nevada no último dia 9 de abril, quando afirmou que os veículos que dispensam motoristas são mais seguros, auxiliam no desenvolvimento econômico e são mais eficientes no uso de combustível.

A Google apresentou os carros sem motorista pela primeira vez durante a conferência TED, em fevereiro deste ano. Ao todo, os sete carros criados pela empresa (seis Toyota Priuses e um Audi TT) foram testados por mais de 225 mil km em rodovias e ruas da Califórnia, sendo pelo menos 1,6 km em modo completamente automático.