25 de nov. de 2011

Google anuncia datas para encerrar mais serviços

 
A Google já revelou quais os próximos produtos que vai descontinuar ou passar a disponibilizar apenas a título de funcionalidades integradas noutros serviços da companhia. Google Wave, Knol ou Friend Connect são alguns dos nomes com data anunciada para conhecerem um novo destino.

A calendarização foi avançada pela gigante das pesquisas numa mensagem publicada no blog oficial da companhia, que assim procura reduzir custos e eliminar soluções que não tiveram o acolhimento junto do público que era esperado pela empresa, explica.

“Acima de tudo, o nosso objetivo é construir uma experiência de utilização Google que seja mais simples, intuitiva, e realmente bonita”, sintetiza Urs Hölze, um dos responsáveis pela área de operações da gigante das pesquisas.

Um dos mais mediáticos da lista de soluções a encerrar é o Google Wave. Depois de há cerca de um ano ter anunciado que ia deixar de trabalhar na plataforma de comunicações e colaboração em tempo real, a empresa avisa agora que esta será definitivamente encerrada a 30 de abril de 2012. Ainda antes disso, a 31 de janeiro, passará apenas a permitir a leitura dos documentos já existentes, não permitindo a criação de novos. Até ao encerramento, os utilizadores poderão exportar os seus waves em formato PDF.

Aplicações como o Bookmark Lists (para partilha de listas de Favoritos) e o Google Friend Connect (que permite acrescentar funcionalidades sociais aos sites, como as listas de seguidores) têm ambas fim anunciado, mesmo que em termos diferentes. A primeira deixará de existir já a partir de 19 de dezembro deste ano e o Friend Connect passará a estar disponível apenas para quem usa o blogger. Todos os restantes sites deixam de contar com a funcionalidade a partir de 1 de março de 2012.

Dezembro é também a data anunciada para o fim da utilização do Gmail e Calendar offline baseados no Gears, uma extensão para o browser que permitia criar aplicações Web offline. Segundo a Google, a decisão enquadra-se na estratégia de tirar partido do HTML5 para oferecer funcionalidades offline, como já acontece com o acesso ao Gmail, Calendar e Docs, no Chrome.

A Google Search Timeline deixará de existir, mas os utilizadores passam a poder restringir qualquer pesquisa a um determinado período de tempo. Querendo aceder a um gráfico temporal existem ferramentas como o google.com/trends ou google.com/insights/search/, detalha a empresa.

O Knol, uma espécie de resposta da Google à Wikipedia lançada em 2008, será encerrado a 30 de abril, com os conteúdos a serem integrados num novo projeto open source, criado em parceria com a Solvitor e Crowd Favorite, que será baseado em WordPress, o Annotum.