11 de nov. de 2011

Facebook na mira Comissão Federal de Comércio USA

 
Facebook Inc. está perto de um acordo com o governo dos EUA por acusações de que ele enganou usuários sobre o uso de suas informações pessoais, o mais recente sinal da crescente preocupação pública sobre a privacidade na era digital.

De acordo com pessoas familiarizadas com as negociações, o acordo exigiria Facebook para obter o consentimento dos usuários antes de fazer "alterações materiais retroativa" às suas políticas de privacidade. Isso significa que o Facebook deve obter o consentimento para compartilhar dados de uma forma que é diferente de como o usuário inicialmente acordado os dados poderiam ser usados.

O pacto, que aguarda apenas a aprovação final da Comissão Federal de Comércio tem o potencial de repercutir amplamente. Miríade de serviços on-line e as empresas estão desenvolvendo ferramentas sofisticadas para observar o comportamento das pessoas on-line e lucrar com as informações pessoais que eles fornecem. Nos últimos meses, a FTC foi a sinalização de que a privacidade está no topo da sua agenda de execução.