está cheio de recursos avançados e melhorias intocadas. Pensando nisso, decidimos fazer essa lista enorme de truques e dicas para a nova rede. Confira e diga o que achou nos comentários.
Parte 1 – O Stream
1. Use teclas de atalho para navegar de forma mais rápida. No seu Stream, aperte “j” ou “k” para navegar entre os posts, e aperte Enter para iniciar um comentário. (Apertar Enter e então Tab fará com que seu comentário seja submetido; apertar Tab duas vezes e então Enter irá cancelá-lo.) Você também pode apertar “q” para pular para a caixa de chat.
1. Use teclas de atalho para navegar de forma mais rápida. No seu Stream, aperte “j” ou “k” para navegar entre os posts, e aperte Enter para iniciar um comentário. (Apertar Enter e então Tab fará com que seu comentário seja submetido; apertar Tab duas vezes e então Enter irá cancelá-lo.) Você também pode apertar “q” para pular para a caixa de chat.
2. As teclas de atalho também funcionam na janela drop-down de notificações: aperte “j” ou “k” para ir para cima ou para baixo na lista, e então pressione Enter para abrir qualquer notificação individual. Ao visualizar uma notificação, o “j” ou o “k” permitem progredir ou voltar para outros itens. Pressionar “Esc” vai fechar inteiramente a janela de notificações.
3. Quer mais atalhos? Dê uma olhada na extensão G+ Extended, para o Chrome. Ela adiciona uma série de opções, incluindo teclas de atalho para dar “+1” em posts, compartilhar posts, e expandir comentários.
4. Se os comentários estão ficando fora de controle no seu Stream, teste a extensão +Comment Toogle. Ela separa os tópicos de comentários para que você os veja apenas quando clicar para expandir. Outra boa opção é o add-on G+me para Google+; que deixa os comentários expandidos por padrão, mas dá opção de um clique para separar qualquer tópico ou post sob demanda.
5. Você pode retirar um item específico inteiramente do seu Stream ao clicar na pequena flecha drop-down no canto superior direito dele, e então selecionar “Ignorar esta postagem”. Isso também vai evitar que você receba quaisquer notificações futuras sobre o item.
6. Nos seus posts, o mesmo drop-down traz opções para apagar comentários e evitar que as pessoas compartilhem o conteúdo. Esses comandos afetam apenas o item que você está vendo.
7. Algumas vezes deixar um comentário em um post ativo pode tornar-se um desafio, graças as atividades no topo da página sempre pressionando seu Stream para baixo. Para resolver isso, clique no drop-down próximo do post que você está vendo e selecione a opção “Link para esta postagem”. Isso vai abrir o post em uma nova aba; digite seus comentários lá e feche.
8. O Google+ permite estilizar seu texto nos posts e comentários. Para aplicar Itálico, coloque “_” no início e no final do texto; para deixá-lo em negrito, use “*” também no início e no final.
9. Deixe o Google+ um pouco mais agradável aos olhos com a extensão Google+ Ultimate (para o Chrome). Ela separa posts em caixas individuais com um fundo específico e faz com que a barra de status do topo e a barra lateral da esquerda fiquem em posições fixas enquanto você faz rolagem na tela. Outra boa opção é o similarUsability Boost; que dá um visual ligeiramente modificado para o site.
10. Mencione (ou “marque”) alguém em um post ou comentário ao digitar “+” ou “@” e então o nome da pessoa. O Google+ ainda é um pouco instável às vezes para trazer o resultado correto; tente digitar lentamente e colocando o nome entre parênteses (“Luiz Mazetto”, por exemplo) se tiver problemas.
11. Melhore muito o mecanismo de resposta do Google+ ao baixar a extensão Replies and More (para o Chrome). Esse add-on coloca links pelo site para responder ao autor de qualquer post ou comentário com um único clique – e sem precisar digitar o “+” e o nome da pessoa.
12. Para iniciar uma conversa privada com um ou vários amigos, apenas compartilhe uma atualização como faria normalmente – mas certifique-se de remover a opção “Public” e qualquer outro círculo da caixa de compartilhamento. Então, marque seu amigo ou amigos usando o método com o sinal “+”mencionado acima. Eles receberão notificações sobre a mensagem, e você poderá ter diálogo com ele nos comentários do post. Se quiser mais segurança ainda, pode desabilitar a opção compartilhar novamente usando o processo descrito na dica 6.
13. Deixe seu Stream mais poderoso com a extensão +Photo Zoom (Chrome). Com ela instalada, você pode passar o mouse sobre qualquer foto do seu Stream para ver uma versão aumentada da imagem logo ali.
14. O aplicativo móvel do Google+ permite visualizar posts de pessoas na sua área geográfica (usando a seleção chamada “nearby”). Fato pouco conhecido: você também pode isso no computador; apenas carregue aversão mobile do Google+ no seu navegador.
15. O app móvel do Google+ tem um recurso escondido: quando estiver visualizando seu Stream, aperte a tecla de menu e selecione “Manage Views”. Então, marque todos os seus círculos favoritos e selecione “Done”. Você agora poderá deslizar diretamente no Stream principal para visualizar esses círculos individualmente.
Parte 2: Círculos
16. Use o Google+ para salvar posts e outros conteúdos importantes. Vá até a página do círculos e busque pelo seu próprio nome. Adicione você mesmo a um novo círculo chamado “.Save” (ou algo com o mesmo efeito). Agora, sempre que ver algo no seu Stream que quiser salvar, apenas compartilhe com seu círculo “.Save”. Você pode navegar pelos seus itens salvos ao abrir seu Stream “.Save”. Ninguém mais além de você poderá ver isso.
17. Se você usa um serviço de notas como o Evernote, pode salvar conteúdo diretamente do Google+ para ele. Primeiro, encontre seu endereço de e-mail específico para a conta do Evernote. Adicione esse endereço a um novo círculo do Google+ chamado “Evernote” – agora, sempre que quiser salvar algo, compartilhe o item com esse círculo. O Google+ vai enviar o conteúdo em um e-mail, e o Evernote vai traduzir isso como um item da sua conta.
18. Quer que determinados círculos apareçam mais altos do que outros na sua lista do Stream principal? Os círculos cujos nomes começarem com um ponto (como “.Salvo”) sempre vão aparecer no topo. E nomes começando com um asterisco (como “*Importante”) aparecem em seguida.
19. Os círculos padrão do Google+ sempre vão aparecer acima de qualquer coisa. Para mudar isso, crie seus próprios novos círculos para substituir os padrões (por exemplo, “Minhas Contas” para substituir “Contas”, e por aí vai). Certifique-se de mover todo mundo do círculo padrão para o substituto e então apagar o padrão quando tiver terminado.
20. Ao mover as pessoas para círculos na sua página do Google+, segure Ctrl ou Shift para selecionar mais uma de pessoa ao mesmo tempo. Você também pode clicar e arrastar para criar uma caixa e selecionar várias pessoas para mover.
21.Para copiar um círculo inteiro para outro círculo, clique no ícone na home do Google+ e vá para a página de amigos. Clique sobre o círculo que deseja e selecione “Ver círculo na guia”. Agora vá em “Mais ações” e “Selecionar todos”. Arraste o grupo completo para o outro círculo e – pronto! – a mudança está feita.
22. Mude o laytout da página dos Círculos ao clicar e arrastar a linha divisora para cima ou para baixo entre os círculos e as pessoas. Isso permite que você crie mais espaço em qualquer um dos lados da linha.
23. Se você quer buscar por muitas pessoas ao mesmo tempo na página dos Círculos, tente pressionar Ctrl e “-“ (sinal de menos) algumas vezes para dar um zoom out no seu navegador e deixar o conteúdo menor. E você sempre pode pressionar Ctrl e “0” para retornar ao modo de visualização normal.
24. Na página dos Círculos, dê um clique duplo em qualquer pessoa para ir direto para o perfil dela.
25. Tente isso: na página dos Círculos, passe seu mouse sobre um círculo que tenha pelo menos 30 pessoas, então desça o botão de rolagem do seu mouse. Os rostos no círculo vão rodar como um carrossel – uma maneira gráfica legal de ver quem está dentro.
Parte 3: Pessoas e Perfis
26. Encontre novas pessoas ao procurar por tópicos ou locais na caixa de busca no topo da página do Google+. Você vai receber de volta uma lista de pessoas que tem a sua palavra chave em algum lugar de seus perfis.
27. Busque no Google+ a partir do Google ao colocar “site:plus.google.com” ao final de cada tópico de busca. Para buscar apenas posts que você escreveu ou compartilhou, use “site:plus.google.com/[suaGoogleID] – substituindo, obviamente, com sua própria Google ID (o número grande que aparece na URL quando você loga em seu perfil).
28. Nível nerd total: crie comandos especiais para buscar no Google+ pelo Chrome. Vá até a seção “Manage search engines section” (Gerenciar mecanismos de buscas) nas configurações do seu navegador e adicione uma nova opção chamada “Google+ Posts”. Coloque a palavra chave como “post” e a URL como “{google:baseURL}search?q=site:plus.google.com inurl:posts/* %s.” Coloque outra nova opção chamada “Google+ Profiles”. Configure a palavra chave como “profile” e sua URL como “{google:baseURL}search?q=%s&tbs=prfl:e.” Então, quando quiser buscar pelos seus posts no Google+, apenas digite “posts” seguido da sua busca na barra de endereços do navegador. Para buscar por perfis, faça o mesmo, mas trocando “posts” por “profiles”.
29. Enfeite seu perfil no Google+ com uma série de fotos no topo da página. Clique no botão “Edit Profile” no seu perfil e então clique no grande espaço branco abaixo do seu nome e biografia reduzida. Há bastante espaço para usar a criatividade.
30. Você pode editar fotos no Google+. Abra qualquer imagem na aba “Fotos” do seu perfil, então clique na caixa drop-down chamada “Mais ações” e selecione a opção “Editar foto”. Lá, você encontra uma variedade de opções para correção de cor e contraste, assim como efeitos especiais.
31. Todas as suas fotos do Google+ na verdade ficam armazenadas no Picasa. Você pode vê-las e compartilhá-las a partir do Picasa Web Albums.
32. O Google+ torna fácil ver como seu perfil aparece para as outras pessoas. Apenas vá até a seção “Perfil e privacidade” nas configurações do site e digite o nome de qualquer amigo na caixa chamada “Veja como seu perfil é exibido para os outros usuários” Clique em “Visualizar”, e terá uma amostra sua pelos olhos de outra pessoa.
Parte 4: Google+ e a web
33. Consiga um link permanente de qualquer post do Google+ ao clicar no indicador de horário do post. Se o post foi compartilhado publicamente, esse link (da nova janela) vai funcionar com todo mundo – mesmo que a pessoa não esteja inscrita no Google+.
34. Aumente suas opções de compartilhamento com a extensão Extended Share (para o Chrome). Ela dá comandos adicionais em todo post para que você possa enviar o conteúdo para o Twitter, Facebook, LinkedIn ou Tumbler.
35. O Google+ ainda não oferece feeds RSS oficialmente, mas você pode criar o seu ao adicionar o número da sua Google+ ID ao endereço plusfeed.appspot.com.
36. Se você está preocupado em enviar seus updates do Google+ diretamente para outras redes sociais, pode usar o seu feed RSS recém-criado para isso. Um serviço chamado Twitterfeed vai pegar esse feed e colocá-lo diretamente na sua conta do Twitter ou do Facebook.
37. Sempre que você aperta o botão “+1” em uma notícia na web, ela vai aparecer na aba “+1” do seu perfil do Google+, dando uma maneira fácil de salvar algumas favoritas ou reportagens que queira ler depois. A extensão+1 button (para o Chrome) coloca o botão “+1” na sua barra de endereços para acesso fácil a ela.
38. Já se pegou na situação de ficar navegando em outra aba e voltando constantemente para o Google+ procurando por novas notificações? Instale a extensão G+ Count, para o Chrome. Ela coloca sua contagem de notificações na frente do título da sua página do Google+ para que você sempre possa vê-lo de modo rápido.
39. Para uma integração ainda maior do Google+ com o navegador, dê uma chance ao add-on Surplus, para o Chrome. Ele adiciona um contador em tempo real de notificações do Google+ ao topo do seu browser; você pode até clicar no botão para acessar suas notificações logo ali, sem nem precisar abrir o Google+.
40. A Google não oferece uma maneira de criar uma URL memorável para seu perfil no Google+, mas alguns serviços de terceiros estão surgindo para preencher esse vazio. Um deles é o “gplus.to”; você dá seu número de ID do Google+ e escolhe um apelido, e ele te dá um link curto que aponta diretamente para sua página.